terça-feira, 23 de setembro de 2014

Como encarar os desafios?

Volte e meia somos desafiados, seja pelo o que é novo ou o que é diferente. Isso acontece em qualquer situação, em casa, no trabalho, em uma viagem, enfim, em todos os momentos. Ao nos depararmos com algo que nos desafia, uma situação adversa, em um primeiro momento temos uma primeira tentativa, ela não tem efeitos positivos, em seguida tentamos novamente e... nada. Nessas situações, qual é a sua reação? Qual seu comportamento? 

Muitas vezes nos sentimos fracassados ou ficamos paralisados, mas, isso não é bom. Nos traz sentimentos ruins sobre nos mesmos, começamos um autojulgamento de impotentes onde vamos nos diminuindo.

Mas se esse desafio chegou até você, é porque tem algo para ser solucionado por você, agora você deve estar lendo e pensando que estou lhe desafiando, certo? Certo! Estou aqui para mostrar como contornar essas situações, que existem algumas formas de sentir se satisfeito com aquela alegria interna por ter vencido mais um desafio. Lembre-se, diariamente algo novo surge, a diferença é como encaramos o modo como nos posicionamos diante essas situações. Ter disposição e saber lidar são fontes de energia e motivação.

Primeiro passo é identificar e reconhecer o desafio como algo que trará aprendizados, seja o que for, você sairá mais forte e sua visão de positividade mais fortalecida. Sendo assim, respire fundo e aceite-o como uma forma de aprendizado.

Depois veja como suas habilidades e pontos fortes podem ajudar nessa situação, aqui vale ser criativo, nem tudo é resolvido dentro de um padrão, pelo contrário, ser desafiado é usar o que temos de melhor. Nesse processo é onde mais aprendemos com nós mesmos, acredite, mesmo que não tenha chegado ao resultado desejado, a experiência por ter tentado vale muito. Por fim, pedir ajuda é algo sensacional, é para isso que servem nossos contatos, nossa rede é ativada quando buscamos algo que está em algum deles. Pedir ajuda pode ser no meio do processo ou ao fim dele. 




A lição aqui é saber como enfrentamos internamente os desafios, ter a mudança de percepção ajuda a ver os desafios de uma forma mais leve, sem o peso da culpa e do fracasso. Ao fim de tudo, você se sentirá bem, muito bem, aliás.

Mude sua forma de ver, tente, faça!

Conte-nos como encara os desafios?


Nenhum comentário:

Postar um comentário