quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Amor em Servir!

Na série Histórias reais de pessoas que fazem o que Amam, temos a participação de uma mulher que foi uma inspiração e um exemplo para mim. Eu a conheci quando fui sua estagiária, onde, tive a oportunidade de saber que não existe idade para seguir com nossos sonhos, onde sabemos valorizar as pessoas e a confiar no nosso talento. 

A história é de Liane, tabeliã, mulher, líder, mãe, amiga e muito amor! Aproveitem sua trajetória e continuem se inspirando para seguirem seus sonhos.

Oi pessoal !Fui convidada para falar um pouquinho sobre uma das coisas que amo: meu trabalho. Eu amo tratar com pessoas, auxiliar em suas dúvidas e decisões, aconselhar e passar segurança, comunicar e interpretar a legislação que se modifica constantemente. Por isto tenho a plena certeza de que estou na profissão certa para meu perfil. Não me vejo fazendo outra coisa e não tenho vontade alguma de mudar de carreira. Gosto muito do contato humano que meu trabalho proporciona, e de ver a satisfação nas pessoas de ter seus negócios realizados com segurança e confiabilidade.

Na verdade ninguém nasce sabendo o que vai ser quando adulta. Jamais imaginei que meu destino seria esse, mas minhas aptidões já apontavam  para este caminho: aprendi a ler e escrever com 4 anos de idade; eu adorava leituras e até hoje estou sempre lendo; sempre gostei de ser prestativa e ajudar as pessoas. Sou muito emotiva e gosto de ouvir (às vezes falo junto com a pessoa, rsrsrs). Acontece que demora um pouco para a gente descobrir o que realmente nos faz feliz em matéria profissional.

Eu comecei a trabalhar com 18 anos. Meu primeiro emprego foi de caixa operadora em um supermercado. Era um trabalho digno, mas sem espaço para a criatividade: havia o contato com o público, mas o roteiro era sempre o mesmo. Depois passei a auxiliar contábil: o serviço era bom, mas não havia contato com o público, apenas com os livros que auxiliavam a escrituração contábil.

Mais tarde fui desenhista projetista, uma profissional autônoma. Eu prestava meus serviços de desenhista para engenheiros civis calculistas. Para desempenhar meu trabalho, necessitava administrar meu tempo, equipe de copistas auxiliares e prestar um bom serviço para manter meus clientes engenheiros satisfeitos. Tinha responsabilidade técnica sobre os desenhos que projetava.

Enquanto desenhista, cursei Direito, pois minha facilidade com leitura proporcionou a conciliação das duas coisas. Depois de formada fui advogada por alguns anos até encontrar a profissão pela qual me apaixonei e não me vejo fazendo outra coisa: servidora extrajudicial, ou popularmente conhecida como cartorária.  O que mais gosto é traduzir em palavras a vontade das pessoas.

Em minha atual função, uni todas as experiências anteriores e percebi que esta é a minha vocação: tratar diretamente com o público, escriturando e cuidando dos livros notariais, liderando a equipe de profissionais do cartório, administrando e mantendo o foco na segurança jurídica e credibilidade.



O serviço de cartório, para quem não conhece, pode parecer burocrático demais. Mas aí é que as pessoas se enganam. É muito emocionante, pois registramos a uniões de casais que se escolheram para juntar suas vidas em um casamento ou união estável; registramos o crescimento da família com o nascimento de um bebê; concretizamos no papel o sonho da aquisição da casa própria e redigimos em documentos a vontade das partes. Essa dinâmica de interagir com as pessoas e seus atos é que me encanta na profissão. Além disso atendemos à população, orientando quanto a fatos que podem influenciar seu patrimônio e sua sucessão, tudo dentro da lei respeitando a vontade das partes.



Gosto de chegar cedo em meu trabalho, responder aos e-mails, atender a todos sem distinção, auxiliar aos colegas. Eu adoro meu cargo de Tabeliã e Oficial Registradora. Gosto da fé pública notarial, que é a confiabilidade que foi passada pelo Estado à nossa profissão.

Quando assumi meu lugar na Barra da Lagoa, Florianópolis, não imaginei o quão gratificante seria esta profissão.  Sinto muita felicidade em meu trabalho e sinto que as horas passam muito rápido, deixando sempre uma vontade de ficar mais um pouco trabalhando. Trabalho com prazer!


Liane Alves Rodrigues é Tabeliã de Notas e Registradora Civil, Diretora para Assuntos de Registro Civil da ANOREG/SC. Mantém uma excelente equipe de colaboradores engajados com o Cartório da Barra da Lagoa em Florianópolis. Adora ler, viajar, ouvir música e dançar. Acredita que todos podem contribuir para um mundo melhor, colocando amor em suas atividades e entregando seu melhor à sociedade.  




Liane é uma mulher de exemplo e inspiração, e você, como está escrevendo a sua história? Conte aqui nos comentários :)


Um comentário:

  1. Obrigada querida Juliana, pels honra de participar! Não imaginei que fosse repercutir tanto... ! Bjs

    ResponderExcluir